RACING GUIMARÃES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Tudo sobre as provas Oficiais de Automobilismo em Guimarães e muito mais!
 
InícioHISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1 %40ICON18HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1 %40ICON17Últimas imagensGaleriaProcurarRegistarEntrar

 

 HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin



HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1 Empty
MensagemAssunto: HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1   HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1 Icon_minitimeSáb Nov 28 2015, 16:11

HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1

HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1 Chequered-flag-nascar

FUNDAÇÃO E PRIMEIRAS DÉCADAS
A partir da década de 1920 Daytona Beach foi um lugar de grandes corridas de stock cars nos Estados Unidos, essas corridas consistiam no uso de carros originais sem nenhum tipo de modificação para corridas. A NASCAR foi fundada em 21 de Fevereiro de 1948 por William France e Ed Otto. Antes dessa data, William já organizava corridas que envolviam carros normais de passeio modificados em busca de maior potência e velocidade. A criação da associação foi necessária para padronizar as regras buscando um crescimento desse tipo de competição.
 
A primeira prova disputada pela NASCAR aconteceu no circuito de terra do Charlotte Speedway na Carolina do Norte em 19 de Junho de 1949. Nesse primeiro ano de competição a categoria teve 8 etapas e foi chamada de Strictly Stock correndo apenas com carros originais de fábrica sem modificações.
 
DÉCADA DE 1950
Em seu segundo ano de actividade, a categoria passou a se chamar Grand National e durante essa década de 1950, foram permitidos modificações nos carros que trouxessem performance e segurança.
 
Nesses primórdios da NASCAR, os circuitos possuíam uma extensão variando entre 800 e 1600 metros, a exceção ficava para o circuito de Darlington construído em 1950 com 2200 metros, sendo na época os mais rápidos dentre os utilizados. Quase todas as etapas eram realizadas no sudeste americano por causa dos altos custos de transporte dos carros por longas distâncias na época.
 
DÉCADA DE 1960
Na Daytona 500 de 1960, logo na primeira volta, houve uma colisão entre 37 dos 68 carros que estavam na prova, os carros rodam, depois baterem uns aos outros e alguns chegam até a capotar. Os capotamentos ocorrem após batidas em outros carros ou subidas de ré (isso ocorreu com um carro dos anos 1940 que bateu em outro carro do mesma época), até hoje é considerado um dos maiores acidentes da história do automobilismo, junto com a tragédia de Le Mans em 1955, após esse ano a NASCAR começou a fazer modificações na categoria para melhorar a sua segurança. Na metade dos anos 60, os carros passaram a ser construídos especificamente para as corridas.
 
CRESCIMENTO E ERA MODERNA
As atenções para o desporto começaram a crescer quando montadoras de veículos passaram a utilizar a categoria para promover a venda de seus carros, entre essas empresas estavam a Ford, a Chevrolet e a Chrysler que ajudavam nos custos das equipes participantes. Muitas equipes e pilotos passaram a viver inteiramente do automobilismo.
 
DÉCADA DE 1970
A NASCAR realizou grandes mudanças em sua estrutura no início da década de 1970 com o patrocínio da empresa de tabaco RJR mudando o nome da sua principal divisão para Winston Cup, as mudanças tomaram forma no sistema de pontuação e maior premiarão aos pilotos e equipes. Algumas provas passaram a ser parcialmente transmitidas por programas desportivos da rede ABC. Esses fatos deram início à era moderna da NASCAR.
 
A primeira transmissão de uma prova completa e ao vivo ocorreu em 1979 nas 500 milhas de Daytona. Realizada pela CBS, essa prova em seu final ocasionou uma briga entre pilotos que se envolveram em um acidente. Esses fatos criaram uma aura de drama e emoção em torno da NASCAR aumentando sua procura tanto por espectadores e anunciantes.
 
DÉCADA DE 1980
Desde o início da NASCAR já havia uma competição paralela disputada em circuitos menores. Essa categoria modernizou tornando-se forte em 1982 com o nome de Busch Series que é considerada a segunda divisão da stock car americana.
 
DÉCADA DE 1990
Em 1995 criou se uma divisão especial com camiões pick-ups e regras diferenciadas das outras duas divisões que foi chamada de Craftsman Truck Series. Além dessas 3 divisões nacionais, a NASCAR possuí diversas divisões regionais por todos os Estados Unidos.
 
Algumas exibições da NASCAR já foram realizadas fora do território americano em Ontário e Toronto no Canadá e em Suzuka no Japão. O México teve a oportunidade de sediar a primeira prova oficial contando pontos e prémios no ano de 2005 no Autódromo Hermanos Rodriguez na Cidade do México, prova realizada pela Busch Series.
Ir para o topo Ir para baixo
 
HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 1
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 3
» HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 4
» HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 4
» HISTÓRIA DA NASCAR PARTE 2
» HISTORIA DOS NOMES DOS CAMPEONATOS DA NASCAR 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RACING GUIMARÃES :: COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS :: NASCAR :: HISTORIA-
Ir para: