RACING GUIMARÃES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Tudo sobre as provas Oficiais de Automobilismo em Guimarães e muito mais!
 
InícioKIMI RÄIKKÖNEN %40ICON18KIMI RÄIKKÖNEN %40ICON17Últimas imagensGaleriaProcurarRegistrarEntrar

 

 KIMI RÄIKKÖNEN

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin



KIMI RÄIKKÖNEN Empty
MensagemAssunto: KIMI RÄIKKÖNEN   KIMI RÄIKKÖNEN Icon_minitimeSáb Jan 28 2017, 17:58

KIMI RÄIKKÖNEN Kimi+Raikkonen
KIMI RÄIKKÖNEN
Kimi-Matias Räikkönen (Espoo, 17 de Outubro de 1979) é um automobilista Finlandês, que pilota pela equipe Lotus na Fórmula 1. Após nove temporadas correndo pela Fórmula 1, entre 2001 e 2009, cujo campeonato de 2007 ele venceu, passou a competir no Campeonato Mundial de Rally entre 2010 e 2011, retornando à categoria principal de monopostos em 2012.
Räikkönen entrou na Fórmula 1 como piloto regular para a equipa Sauber-Petronas em 2001. Tendo apenas em categorias bem iniciantes de monopostos, recebeu sua Super Licença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após uma promessa de entrega de desempenho feita pelo seu chefe, Peter Sauber. Mudou para a McLaren Mercedes em 2002, e se tornou competitivo ao título ao terminar as temporadas de 2003 e 2005 como vice-campeão, atrás de Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente. As temporadas de Räikkönen de 2003 e 2005 foram marcadas por várias falhas de consistência das suas McLaren.
Räikkönen mudou para a Ferrari em 2007, se tornando o piloto mais bem pago da história do automobilismo com um salário estimado em US$51 milhões por ano. Sua mudança para a Ferrari seguiu com a conquista do seu primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1, vencendo os pilotos da McLaren Lewis Hamilton e Fernando Alonso por um ponto, e também se tornando um dos pouquíssimos pilotos a vencer uma primeira temporada na Ferrari. Em 2008, ele igualou o recorde de voltas mais rápidas em uma temporada pela segunda vez. Depois de mais um ano no desporto, deixou a Fórmula 1 para dirigir um Citroën C4 WRC na equipe Citroën Junior Team no Campeonato Mundial de Rally de 2010. Juntamente com o Rally, Räikkönen colocou sua atenção na NASCAR e fez sua estreia pela equipe Kyle Busch Motorsports no Camping World Truck Series.
Em 2008, Räikkönen foi um dos dois pilotos de Fórmula 1 a aparecerem na lista das 100 celebridades da revista Forbes, sendo Fernando Alonso o outro piloto. Foi 36º na lista de 2008 e 41º no ano anterior. Na mesma lista, em 2008, foi listado como a 26ª celebridade mais bem paga e o 5º desportista mais bem pago, atrás de Tiger Woods, David Beckham, Michael Jordan and Phil Mickelson. Em 2009, Räikkönen foi listado como o 2º desportista mais bem pago do mundo, atrás apenas de Woods. Räikkönen assinou um contrato de 2 anos com a equipe Lotus, iniciado na Temporada de Fórmula 1 de 2012.
 
CARREIRA - INÍCIO
Räikkönen nasceu em Espoo. Teve uma longa linha de sucesso no kart a partir dos seus 10 anos de idade. Sua primeira corrida fora da Finlândia foi em Mónaco, aos 15 anos de idade. Durante a corria, a barra de direcção quebrou, mas Räikkönen continuou correndo, informando seu mecânico chocalhando freneticamente o volante ao passar pela recta principal do circuito. A corrida seguinte de Räikkönen em Mónaco também foi memorável; foi atirado para o lado errado da área de escape numa colisão já na primeira volta, mas continuou dirigindo até que o asfalto acabasse. Confiante, levantou o kart e o colocou de volta na pista e continuou a correr. O mecânico achou que, Räikkönen estava fora da prova, mas ele disputou a corrida e terminou em terceiro. Em 1998 ele foi o primeiro no Campeonato Nórdico de Kart em Varna, na Noruega. Em 1999, Räikkönen ficou em segundo no Campeonato Europeu de Formula Supor A, também competindo na Copa Europeia de Fórmula Ford. Com 20 anos, venceu a série de inverno do Fórmula Renault Inglesa de 1999, vencendo as primeiras quatro corridas do ano. Em 2000, venceu sete das dez provas do Fórmula Renault Inglesa. Combinados, venceu 13 das 23 corridas - uma taxa de 56% de vitórias.
 
FÓRMULA 1
Os bons resultados na Formula Renault chamaram a atenção de Peter Sauber. Assim, o piloto fez alguns testes com bons resultados no circuito italiano de Mugello e Sauber decidiu contratá-lo como piloto reserva em 2000, o que foi o início de sua carreira na F1.
 
SAUBER
Räikkönen, com apenas vinte e um anos, iniciava como piloto titular sua carreira na Fórmula 1 em 2001. Com apenas vinte três corridas de monolugares no seu currículo, ele conseguiu a licença especial da FIA. Logo na primeira prova do campeonato alcançou o sexto lugar.
MCLAREN
Em 2002, foi contratado pela equipe McLaren onde correu até 2006 substituindo o seu compatriota e bicampeão do mundo Mika Häkkinen. Foi vice-campeão da temporada de 2003 com noventa e um pontos, ficando apenas a um ponto de impedir o hexacampeonato de Michael Schumacher.
Em 2005, foi novamente vice-campeão com cento e doze pontos e sete vitórias, sendo Fernando Alonso campeão. Foi considerado por críticos de automobilismo e revistas o piloto mais rápido e melhor da temporada. Em 2006, após um carro mal construído pela McLaren, Räikkönen não conseguiu nenhuma vitória e terminou o ano em quinto lugar com sessenta e cinco pontos.
 
FERRARI
Em 2007, Räikkönen foi o primeiro piloto desde Nigel Mansell, em 1989, a estrear pela Ferrari com uma vitória. Ele ganhou o Grande Prémio da Austrália, que abriu a temporada de 2007. E, após dois vice-campeonatos, o finlandês sagrou-se campeão mundial em 21 de Outubro de 2007, vencendo o Grande Prémio do Brasil, no Autódromo de Interlagos.
Räikkönen era o que tinha menores chances dentre os três pilotos que disputavam o campeonato: Lewis Hamilton e Fernando Alonso eram os mais cotados a levar o título, já que Kimi precisaria de uma combinação de resultados. Para se tornar campeão mundial de pilotos em 2007, Räikkönen contou com os erros cometidos pelo inglês Lewis Hamilton na corrida, que logo na segunda curva da corrida perdeu o controlo do carro, chegando a ficar no décimo oitavo colocação, e pela estratégia adotada pela Ferrari, que fez com que o finlandês assumisse a liderança da prova, que era do brasileiro Felipe Massa na volta de número cinquenta e dois.
Com a vitória, Räikkönen conquistou seu primeiro título do campeonato mundial de pilotos e a consolidação da Ferrari como a líder mundial de construtores da Fórmula 1 em 2007. Com seis vitórias na temporada, mais do que seus rivais Fernando Alonso e Lewis Hamilton da McLaren (quatro vitórias cada um) e de que seu companheiro de equipa Felipe Massa (três), o campeonato terminou com cento e dez pontos para Räikkönen, com a diferença de apenas um ponto entre Hamilton e Alonso, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Já em 2008, atual campeão do mundo, até então, não alcançou muito sucesso; seu carro, segundo sua equipe, não se adaptava ao estilo de Räikkönen. Venceu apenas 2 corridas, o Gp da Malásia e o Gp da Espanha, fazendo 75 pontos, e ficando em 3° lugar na temporada, muito abaixo do esperado, sendo o campeão Lewis Hamilton, da McLaren. Porém, Räikkönen, foi o recordista em voltas mais rápidas, sendo avaliado como o piloto mais rápido da temporada, e chegando a entrar para a história da Fórmula 1 por conquistar tantas voltas rápidas em uma temporada e ao longo de sua carreira.
No Grande Prémio da Bélgica de 2009, disputado em 30 de Agosto, Kimi conquistou sua primeira vitória na temporada e a décima oitava na carreira.
WRC
Em 4 de Dezembro de 2009, após frustradas negociações com McLaren e com Mercedes, a equipe oficial da Citroën no WRC (World Rally Championship) anunciou a contratação do finlandês para a disputa do campeonato mundial de 2010 pela equipa "junior".
Essa não foi a primeira experiência de Kimi na categoria. No mesmo ano de 2009, ele disputou o Rally da Finlândia, a bordo de um Fiat Punto S2000 da equipa de Tommi Makkinen, chegando a estar em terceiro lugar de sua categoria (N4), quando sofreu um acidente que impossibilitou a conclusão da prova.
Em 2011, Räikkönen disputa a temporada do WRC com sua própria equipa, a ICE 1 Racing, dirigindo um Citröen DS3 WRC. Ele completou o Rali da Suécia na oitava posição e não disputou o Rali do México. Na sequência, terminou em sétimo no Rali de Portugal e em sexto no Rali da Jordânia, deixando de disputar o Rali da Sardenha.
 
NASCAR
Em 2 de Abril de 2011 o finlandês assinou um acordo com a equipe de Kyle Busch para disputar parte da temporada 2011 da NASCAR Truck Series, que é o terceiro campeonato em importância na NASCAR. Em sua estreia, Räikkönen terminou a prova de Charlotte na décima quinta posição.
 
RETORNO À FÓRMULA 1
Em Novembro de 2011, foi anunciado o retorno de Kimi à Fórmula 1, com a confirmação da sua contratação pela Lotus Renault.
No Grande Prémio do Bahrain, quarta etapa do campeonato, o finlandês voltou ao pódio, chegando em segundo lugar. A sua actuação chegou a ser elogiada pelo tricampeão mundial Jackie Stewart.
No Grande Prémio de Abu Dhabi, Räikkönen voltou a vencer uma corrida na categoria, após o abandono do líder, esta, foi a primeira vitória da Lotus após sua volta a F1, e a primeira vitória em décadas, desde que a Lotus se retirou da F1 , na década de oitenta. Lewis Hamilton.
Ir para o topo Ir para baixo
 
KIMI RÄIKKÖNEN
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RACING GUIMARÃES :: COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS :: FORMULA 1 :: PILOTOS-
Ir para: