RACING GUIMARÃES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Tudo sobre as provas Oficiais de Automobilismo em Guimarães e muito mais!
 
InícioGIOVANNI AGNELLI %40ICON18GIOVANNI AGNELLI %40ICON17Últimas imagensGaleriaProcurarRegistarEntrar

 

 GIOVANNI AGNELLI

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin



GIOVANNI AGNELLI Empty
MensagemAssunto: GIOVANNI AGNELLI   GIOVANNI AGNELLI Icon_minitimeQui Fev 02 2017, 18:50

GIOVANNI AGNELLI Giovanni+Agnelli
GIOVANNI AGNELLI
 
Nasceu - 13 de Agosto de 1866 Villar Perosa, Itália
Morreu - 16 de Dezembro de 1945 Turim, Itália
 
Giovanni Agnelli sénior (Villar Perosa, 13 de Agosto de 1866 - Turim, 16 de Dezembro 1945) foi um empresário e político italiano. Foi Senador do Reino da Itália na Vigésima Sexta Legislatura.
Ele foi o fundador da família de empreendedores em Turim. Avô Gianni Agnelli, proprietário de terras, era um oficial de cavalaria e senador do Reino. Ele estava entre os fundadores da montadora FIAT em 1899, e foi CEO e presidente.
 
BIOGRAFIA
Filho de Edward (1831 - a 1871) e Aniceta Lampugnani Frisetti, iniciou seus estudos no Colégio São José e foi, então, começou uma carreira militar na ‘ Academia Militar de Modena, onde obteve o grau de oficial. Mais tarde, ela frequentou a escola de aplicação de Pinerolo, começando sua carreira no Savoy cavalaria. Em 1889 ele se casou com Clara Boselli (1869 - 1946) e teve dois filhos: Edward e Catherine Aniceta (1889 - 1928).
 
Ele desenvolveu um interesse em mecânica levou-o, sem grandes resultados, algumas tentativas no campo empresarial. Em 1893 deixou o exército para voltar Villar Perosa com a intenção de dedicar-se à agricultura familiar. Realizado o comércio de madeira e sementes. Ele foi nomeado prefeito de Villar Perosa em 1895 e permaneceu no cargo por meio século.
 
Em Turim, para onde se mudou, ele frequentava o café Madame Burello, onde conheceu alguns amantes aristocráticos de mecânica e automobilismo. Em 1896, ele entrou como membro na capital do Officine Storero, em Turim construídas bicicletas, para os quais um contrato de importação celebradas exclusivamente de triciclos Prunelle, equipado com motor de combustão interna De Dion-Bouton.
 
Em 11 Julho 1899 ele foi um dos fundadores do italiano Fábrica de Automóveis de Turim, conhecido depois como FIAT. Em 1906, com a fabricante de bicicletas e matemático Enrichino Faccher de Borgo Bannia, fundou o "Roberto & C. Villar Perosa incerto" (RIV) para produzir rolamentos de esferas. A nova empresa conduziu a um desenvolvimento considerável de o país.
 
Em 01 de Dezembro de 1920 comprei pelo senador Alfredo Frassati uma participação de 20% do diário de Turim La Stampa , com um direito de preferência sobre a parte remanescente do capital, o que permitiu que ele em breve (Outubro de 1926) para controlar a cabeça financeiramente. Em 1923 ele se tornou senador do Reino. Agnelli viu um grande futuro no esqui, desportos, então recém-nascido. Entre 1928 e 1931 veio para dar um terreno para Sestriere em alta Chisone, onde construiu o segundo resort de esqui italiano (depois de Bardonecchia inaugurado em 1908).
 
Sucesso nos negócios Agnelli foi marcada pela morte de seus filhos, aniceta em 1928 e Edward em 1935 (vítima de um acidente de avião hidroavião Genoa).
Edward, desde 1920 presidente da RIV, foi lançado a carreira de seu pai. O desânimo Giovanni Agnelli empurrou a abandonar a actividade empresarial, mas o pároco convenceu-o a mudar de ideia.
 
Os anos que se seguiram até a eclosão da II Guerra Mundial registou um notável desenvolvimento das empresas familiares; sobrinho John, filho de Edward, estava no comando de empresas nomeado sucessor de Giovanni Agnelli. O desenvolvimento e o poder, assim, adquiriu foi tal que alguns historiadores dizem, sobre a guerra, que era o mesmo Agnelli chegar lá na Itália fascista não previamente beligerante, para que possamos lucrar acima (construção de armas e tanques)...
 
Após a guerra, Agnelli foi acusado de comprometer com o regime fascista e propriedade temporariamente privado de seus negócios. Pouco tempo depois ele morreu. Desde 2002 seu nome foi sobre o " Automotive Hall of Fame com todas as principais personalidades do mundo do automóvel.
 
HONRAS
Cavaleiro da Ordem da Coroa da Itália - 08 de Dezembro de 1898
Cavaliere del Lavoro - 30 Maio 1907
Grande Oficial da Ordem da Coroa da Itália - 1 de Fevereiro de 1920
Grande Oficial da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro - 06 de Fevereiro de 1921
Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem da Coroa da Itália - 15 de Dezembro de 1932
Ir para o topo Ir para baixo
 
GIOVANNI AGNELLI
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RACING GUIMARÃES :: ASSUNTOS DIVERSOS :: OUTRAS COISAS = OTHER STUFF :: PERSONALIDADES-
Ir para: